sexta-feira, 26 de junho de 2015

Resumo da terceira edição

Sei que é um pouco tarde para escrever um resumo da III Jornada de Análise do Comportamento de Goiânia, mas antes tarde do que nunca!

O evento aconteceu no dia 1 de novembro de 2014, como de costume no Auditório C da Faculdade ALFA. Contamos com 278 inscritos, foi um dia de auditório lotado.

A manhã começou com uma discussão sobre As contribuições da Análise do Comportamento ao Esporte. A apresentação foi feita pelo educador físico Marcos Paulo Araújo, que também é mestre em Psicologia com foco em Análise do Comportamento. O tema chamou a atenção para uma área de trabalho pouco explorada na Psicologia, e revelou como os conceitos e métodos característicos da nossa área podem ser úteis nessa interface.

Em seguida, o professor Fábio Baia trouxe uma fala sobre o que existe de atual na Análise do Comportamento de fenômenos sociais: pesquisa e teoria. Por ser uma área relativamente nova, ainda muita discussão tem sido feita sobre as melhores conceituações e métodos de investigação de fenômenos sociais e culturais. Fábio Baia esmiuçou a forma como os conceitos básicos da Análise do Comportamento podem ser utilizados e reformulados para tratar de questões tão complexas.

A manhã foi concluída com uma proposta de compreensão analítico-comportamental do Comportamento religioso, trazida por Pedro Sampaio. Se cabe um comentário pessoal aqui, confesso que esperava que uma análise que colocasse comportamentos religiosos como variáveis dependentes de contingências naturais - e não como variáveis independentes que subjazem o comportamento humano - fosse incomodar um público formado em grande parte por pessoas com forte posicionamento religioso, mas o contrário aconteceu: o público ficou interessado e mostrou-se satisfeito pelo fato de a Análise do Comportamento mostrar preocupação por comportamentos tão presentes na vida de muita gente.

A tarde começou com uma apresentação da professora Lorena Simonassi sobre Análise do Comportamento no contexto da relação ensino-aprendizagem. Ainda que a Análise do Comportamento seja em essência uma psicologia da aprendizagem, aqui também se aplica o ditado "casa de ferreiro, espeto de pau". Foram discutidas as formas como os princípios básicos da Análise do Comportamento podem nortear a relação ensino-aprendizagem no contexto educacional para que esta seja mais proveitosa e menos aversiva.

A última fala do dia foi de Jan Luiz Leonardi, que fez uma retrospectiva histórica sobre O lugar da terapia analítico-comportamental no cenário da prática baseada em evidências. As práticas clínicas da Análise do Comportamento foram discutidas no contexto das tentativas científicas de responder à famigerada pergunta "psicoterapia funciona?". Essa discussão instigante questionou algumas ideias tidas como verdadeiras por muitos estudantes de Psicologia.

Um momento particularmente interessante do evento foi a venda das canecas mágicas O que é o amor? do evento. Confesso que subestimei muito o interesse pelas canecas, e a quantidade produzida nem de longe pôde atender a demanda de todo mundo que queria comprar, então tivemos que sortear o direito de compra da caneca, que foi muito disputado! Aqueles que conseguiram comprar ficaram muito felizes. Para aqueles que não conseguiram... prometo fazer uma estimativa melhor no próximo evento!

A jornada foi finalizada com a primeira edição do BehaviorQuiz. É um jogo de perguntas e respostas sobre Análise do Comportamento disputado por equipes de diferentes instituições. Participaram este ano a ALFA, PUC-GO, Estácio e UFG, com três integrantes em cada equipe. Ainda que o início da disputa tenha mostrada uma clara tendência de vitória para a equipe favorita, à medida que o jogo progrediu o placar ficou cada vez mais acirrado. Os vitoriosos, no entanto, foram os alunos da instituição com mais tradição em Análise do Comportamento: a PUC-GO, com equipe formada por Bruno Pontes, João Lucas Bernardy e Laura Mekdessi. Muitos estudantes já anunciaram que, agora que viram como funciona, estarão melhor preparados para a disputa no ano seguinte! Destaque especial para os alunos que ficaram até o final do evento para torcer pelas equipes de suas instituições! As torcidas foram um show à parte.

Felizmente o evento correu bem, e mais uma vez mostrou-se uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. O desafio de manter um evento de qualidade que não seja repetitivo tem se tornado cada dia mais difícil para a equipe organizadora, mas é um desafio que buscamos vencer com muito prazer. O próximo evento, com data já prevista para os dias 6 e 7 de novembro de 2015 terá muitas novidades.

Como comentário final, fiquei um pouco chateado porque esquecemos de tirar fotos do evento, então temos pouco registro de como foi. Peço àqueles que tiraram fotos para que marquem nosso perfil do Facebook, para que possamos ter acesso a elas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário